domingo, 14 de agosto de 2011

Notícias da Cifrater - relato de viagem

Estivemos na Cifrater entre os dias 17 e 24 de julho e trouxemos algumas notícias de lá. Preparamos um relato informal e extra-oficial de nossa viagem com o desejo de dividir as experiências que tivemos e que vocês conheçam e se estimulem com os trabalhos e perspectivas na Cifrater.


Depois de uma semana por lá, voltamos cheios de boas energias e de notícias da nossa Cidade querida. Além das inspirações pela beleza daquele lugar e pelas boas vibrações do céu estrelado de julho, recebemos o carinho dos comunitários e conhecemos alguns dos projetos que estão em andamento.
O clima é de trabalho e de boas perspectivas, muitos projetos já estão em andamento ou em vias de funcionar e percebemos que todos podemos colaborar de alguma forma... trabalho é o que não falta. Assim decidimos compartilhar um pouco do que ouvimos para que todos possam divulgar o que está acontecendo na Cifrater e pensar em maneiras de colaborar. Convidamos todos a acessarem o site do Projeto Amigos da Cifrater para mais informações neste sentido: (http://www.mofra.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=35&Itemid=93)


Dentro do Educandário Humberto de Campos, além das aulas e do reforço escolar para todas as crianças e adolescentes da região, alguns projetos tem incentivado a leitura como o projeto Contadores de Histórias, em que os alunos são incentivados a ler livros e relatar o que leram em sala de aula, o Clube do Gibi em que as crianças e jovens trocam gibis como em uma biblioteca – incentivando a leitura também fora da escola.
Há também a horta do Educandário que tem sido cuidada pelos próprios alunos com supervisão dos docentes, sendo que cada turma é responsável por um canteiro e após a colheita aprendem a preparar uma receita com aquele alimento.

Em setembro, entre os dias 5 e 10 acontecerá também no Educandário a Semana Cultural do Meio Ambiente que envolverá não só a comunidade, mas também profissionais da cidade de Alto Paraíso e Brasília. A programação está sendo montada e todos podem colaborar com novas ideias e propostas de oficinas e atividades.
Os alunos do Ensino Médio estão fazendo um curso de Capacitação em Agroecologia promovido pela UNB (Universidade de Brasília) no próprio Educandário. São 20 alunos que estudam no período da tarde três vezes por semana. O curso começou em junho deste ano e segue até fevereiro de 2011.
Os comunitários acreditam que essa primeira parceria com a UNB possibilitará a chegada de outros cursos no próximo ano, o que colabora para que os adolescentes tenham uma ampla formação sem precisarem se distanciar de suas famílias. Vários alunos do Educandário também estão fazendo um curso de capacitação em Bioma do Cerrado na cidade de Alto Paraíso.
Aguardem que, em breve, contaremos mais daquilo que vimos por lá! Um forte abraço a todos!
Alessandra Possebon e Edson Cesar Marques Filho

5 comentários:

  1. Fico muito feliz com estas notícias!!! A Cidade da Fraternidade mora em nossos corações!!! Abraços de Paz!!!!
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. =)
    Eita coisa bacana!!!
    Adorei essa parceria com UnB, e é até 2012 né?

    Podiam vir mais boletins assim, o Deivid, Thalita e Lorena podiam escrever por aqui né?

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as notícias!

    E concordo com o Toninho!! Seria bom demais ter posts de lá por aqui!

    parabéns pelo post Lelê!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser Fraternista, fico feliz em saber que as coisas caminham bem na cidade da fraternidade

    um lugar com pessoas cheias de luz e muitas energias boas
    foi um lugar muito bom de ter conhecido

    parabéns Lelê e Edson

    ResponderExcluir
  5. Boas notícias, Lele e Zé!

    Essa ampliação da formação dos adolescentes e o vínculo com universidades abre uma perspectiva muito boa para a Cifrater, já que os jovens que se formam lá, em geral, não tinham oportunidades, e quase sempre saiam para poder continuar os estudos.
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir