domingo, 21 de agosto de 2011

Impressões de nossa última viagem (17 a 24 de julho) à Cifrater – Parte 2

Retomando as notícias da Cifrater:
Cursos de formação estão acontecendo rotineiramente na Cidade, na semana do dia 18 de julho os comunitários e pessoas da região estavam recebendo um curso de queijos e produtos derivados do leite através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).


Esse ano o Educandário recebeu a visita de Clara Brandão, médica pediatra, idealizadora do pó multimistura. O complemento alimentar tem sido distribuído dentro da escola e existe um projeto de produção do pó dentro da Cifrater. A iniciativa tem colaborado para o fim da desnutrição, a profilaxia de doenças e a melhoria do rendimento escolar.


Todos os sábados a comunidade organiza o Cine Pipoca, uma sessão de cinema que acontece no Centro Social (antiga “Coletiva”). Além de ser uma possibilidade de reunir os comunitários, a sessão é uma oportunidade única para grande parte dos moradores da região que ainda não tem energia elétrica em suas casas.

Outro projeto que já está em andamento é a Rede de Sementes do Cerrado (http://rededesementesdocerrado.com.br/) em que os estudantes do Educandário Humberto de Campos e famílias da região estão sendo capacitados para detectarem e demarcarem árvores nativas do cerrado para que em breve seja possível a produção de sementes e mudas oriundas destas árvores. Cada árvore-mãe é demarcada minuciosamente em termos de sua latitude e longitude com um GPS e a ideia é que cada árvore-filha possa também ser demarcada assim. Na região há cinco áreas de coleta de sementes identificadas nesse projeto. Uma delas está localizada na mata atrás do pomar existente no núcleo da Cfrater.


A cooperativa Cooper Frutos do Paraíso iniciada em 2006 está em plena atividade com mais de 160 famílias associadas de oito cidades da região de Alto Paraíso. A iniciativa começou na Cifrater, mas hoje se expandiu e abrange diversas produções da região. Essencialmente formada por agricultores familiares e demais empreendedores da área rural, a cooperativa tem incentivado formas de produção sustentáveis. Uma das mais recentes conquistas foi a organização de agricultores para fornecerem os alimentos consumidos nas escolas da região através do Conab (Companhia Nacional do Abastecimento - http://www.conab.gov.br/).



A cooperativa ainda incentiva a participação efetiva junto ao colegiado do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros, um projeto do governo federal que envolve a promoção do desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país. O Território que a Cifrater faz parte abrange oito cidades: São João d`Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma e Teresina de Goiás, com uma população total de 62.656 habitantes (http://www.territoriosdacidadania.gov.br/).


A Cifrater também tem recebido voluntários na área de odontologia e ginecologia que atendem a população no posto de saúde. Durante a semana que estivemos por lá conhecemos o voluntário Sidney que é estudante da UNB e atendeu diariamente cerca de 16 pessoas de forma gratuita. Um trabalho que é necessário o ano todo nas mais diferentes especialidades da saúde diante da dificuldade dos moradores da região se locomoverem até Alto Paraíso para receberem atendimento médico. Está ai mais uma oportunidade de trabalho para os fraternistas.


Conhecer as necessidades dos moradores da região é imprescindível para pensar em políticas de promoção social. Assim em parceria com o IBGE estudantes do Educandário estão realizando uma pesquisa em todo o assentamento Silvio Rodrigues (são 119 famílias vivendo no assentamento) para traçar um amplo quadro das características da população local. Os resultados serão obtidos ainda esse ano, o que possibilitará a criação de novos projetos.
Conhecemos um projeto urbanístico elaborado pelo Seu Nelson (que foi um dos pioneiros da Cifrater) que trata da adequação da rede de esgoto da Cifrater (atualmente bastante degradada) com a instalação de fossas ecologicamente corretas e de reparos em todo o sistema.

Agradecemos a todos que chegaram até aqui!
Um forte abraço a todos!

Alessandra Possebon e Edson Cesar Marques Filho

2 comentários:

  1. Nossa, bastante coisa legal acontecendo!

    Que delícia receber notícias!! =)

    ResponderExcluir
  2. Lelê,

    Sempre que der, fala mais imersões jornalísticas como esta =), noticiar e estimular o pessoal da Cifrater a noticiar é algo muito fundamental. É a tal comunicação e transmissão de informações que sempre falamos né =)

    Gostei bastante!!

    ResponderExcluir