terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reunião de fechamento da Comemofra aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro

O GFE Irmão Clarêncio de Diadema- SP recebeu neste final de semana os coordenadores, representantes regionais e membros das comissões da XXIII Comemofra (Confraternização das Mocidades Espíritas do Movimento da Fraternidade) para decidir os últimos detalhes do evento.
No sábado, dia 26, após um café da manhã delicioso preparado pela III RF, foi apresentado pelo Deivid dos Santos alguns dos projetos que estão sendo implantados na Cifrater e um breve documentário com depoimentos de moradores da Cidade da Fraternidade sobre a importância da Comemofra.
Após a fala do Deivid, os representantes regionais descreveram como foram seus encontros da prévia da Comemofra e o início da aplicação dos trabalhos preparatórios.  Uma das propostas para as prévias era a de convidar e reunir-se com mocidades espíritas não pertencentes ao Mofra, o que foi uma dificuldade para todas as regiões por diferentes razões e continua sendo um objetivo para os próximos encontros.
As equipes da II e da III RF falaram sobre os trabalhos preparatórios para adolescência e juventude e os representantes e coordenadores de mocidades decidiram as melhores datas para entrega dos trabalhos.  Os trabalhos preparatórios da adolescência já começaram e os da juventude devem começar no início de dezembro.
A coordenadora da Cifrater, Angela Moreira salientou a relevância da Comemofra para os moradores do núcleo e da Associação Silvio Rodrigues, principalmente para os jovens que aguardam ansiosamente o evento e que cada vez mais querem participar da organização.  Angela trouxe boas notícias como a decisão de comprar parte dos alimentos consumido na Comemofra na mercearia da própria Cifrater (Ceafra), valorizando a produção e o comércio local e as perspectivas de ampliação de convênio com a FEB (Federação Espírita Brasileira) que atualmente mantém a maior parte da receita do Educandário Humberto de Campos.  A coordenadora ainda salientou a necessidade de novas perspectivas financeiras para a manutenção da Cifrater.
Um dos projetos, que todos podem colaborar, é o Amigos da Cifrater que pretender reunir tanto colaborações financeiras quanto de mão de obra para a manutenção e melhoria das condições de vida na Cifrater. Para conhecer basta entrar no site do Mofra (www.mofra.org.br) e se cadastrar.
As coordenações de área (Infância, Adolescência e Juventude) apresentaram seus relatórios sobre a Comemofra, descrevendo o andamento dos trabalhos nas regiões, discutindo os horários do encontro e as necessidades estruturais.
Na tarde do sábado os coordenadores de área e os membros das comissões se reuniram para organizar o horário geral do encontro e os problemas ainda a serem resolvidos.
Simultaneamente os representantes regionais de juventude se reuniram para discutir suas principais atuações, formatar um calendário com as principais tarefas, refletir sobre as dificuldades de cada região e dividir experiências.  Uma das novidades será o facebook do Mofrasoul para divulgar as postagens deste blog e criar mais um canal de comunicação entre os fraternistas e os representantes.
Na noite do sábado todos participaram de uma confraternização organizada pelos fraternistas Luiz Otávio, Lilian, Gustavo e Clara.
O domingo começou com uma técnica de integração promovida pela III RF, após o momento de descontração os coordenadores de área e membros de comissões se reuniram novamente para finalizar as discussões iniciadas no sábado.  A tarde de domingo contou com a participação da Elvy Maria, que propôs uma reflexão sobre a CIJ (Coordenação da Infância e Juventude) e as alterações no atual Estatuto da Oscal (Organização Social Cristã-Espírita André Luiz).

Nosso muito obrigado ao GFE Irmão Clarêncio pela receptividade e pelas ótimas vibrações!

Em breve divulgaremos mais notícias sobre a XXIII Comemofra. As regiões já estão organizando seus ônibus, não deixe de entrar em contato com os representantes regionais para garantir sua vaga!

Um comentário: