quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Domingo de comemorações no GFE Irmão Batuíra em São Carlos - SP

No dia 02/10/11, os membros do GFE Irmão Batuira organizaram uma confraternização para comemorar os 54 anos do Grupo, um dos mais antigos do Movimento da Fraternidade.


Na abertura o coral “Canto do Canto” apresentou belas canções espíritas e a  fraternista Mônica Signori apresentou reflexões sobre o tema “Mofra e seu contexto: uma proposta de trabalho”, relembrando inclusive uma palestra realizada por João Cabete também por ocasião do aniversário do GFE em 1974.



Mônica esquematizou uma breve revisão histórica que precede a instituição do Movimento da Fraternidade salientando períodos relevantes como o Cristianismo Primitivo, a Inquisição e a Revolução Francesa.


A oradora também traçou uma linha do tempo da constituição do Movimento da Fraternidade que se iniciou em 1949 em Belo Horizonte, seguido pela institucionalização da OSCAL (Organização Social Cristã André Luiz) em 1956, a primeira Semana da Fraternidade em 1958, o nascimento da Cifrater (Cidade da Fraternidade) em 1963 e a primeira Comemofra (Confraternização de Mocidades Espíritas do Movimento da Fraternidade) em 1990.


Mônica procurou dar ênfase na relevância das quatro ações do PTP (Programa de Trabalho Permanente): Estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita; Assistência Social Espírita; Tarefa de Passes e Formação de Ambientes Espiritualizantes.
Por fim, a palestra procurou frisar que somos uma rede fraterna em Movimento, o indivíduo, sua família, seu trabalho, a sua colaboração no GFE, a Região Fraterna e tudo isso ligado à Cidade da Fraternidade – Cifrater.
Após a fala da fraternista, o coordenador da mocidade Irmã Scheilla do GFE Irmão Batuíra, Edson Cesar Marques Filho, falou sobre algumas atividades que estão sendo desenvolvidas na Cifrater atualmente (estas informações estão disponíveis no Mofrasol: http://mofrasoul.blogspot.com/2011/08/noticias-da-cifrater-relato-de-viagem.html).

Envolvidos em um ambiente de ótimas vibrações, os presentes puderam ouvir a palavra da espiritualidade que trouxe mensagens de ânimo para a continuidade dos trabalhos e a manutenção de ambientes espiritualizantes em todos os momentos de nossas vidas com atividades voltadas para o amor ao próximo.
Depois de tantos momentos alegres os presentes confraternizaram durante um delicioso almoço promovido pelo próprio GFE. 


No período da tarde os coordenadores Júnior, da 2ª RF, e Mary, representando o CAD-OSCAL, falaram sobre algumas propostas em andamento de reformulação do Estatuto da Oscal que tem entre seus objetivos proporcionar maior autonomia para que os Grupos se organizem de acordo com suas necessidades locais.  Trataram da reformulação do site do Mofra (www.mofra.org.br) e trouxeram informações da Cidade da Fraternidade, como a Campanha Seja Amigo da Cifrater, os trabalhos desenvolvidos no Educandário Humberto de Campos e as parcerias com o assentamento Silvio Rodrigues. Por fim, foi ainda discutida a necessidade de visitas regulares de grupos de fraternistas à Cifrater, durante o ano todo, organizados em pequenos grupos de trabalho. 
Vale destacar que a 2ª RF está com a sua Regional Fraterna e Prévia da Comemofra marcadas para o dia 16/10 no GFE Irmão Américo em Hortolândia (inscrições nos GFE´s ou com Alana – alana.ang@gmail.com e Lele – lelepossebon@hotmail.com) e que de 12 a 15 de novembro acontece a XXIV Semana da Fraternidade em Belo Horizonte (inscrições abertas no site do Mofra).

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi Lê!
    Ficou ótimo, amor!
    No ponto.
    Bj, bj!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Lelê! Deve ter sido mesmo uma delícia de encontro!

    Agora, que venha a nossa prévia!

    Sds de todos!

    ResponderExcluir