sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto Transformar - CIFRATER / 2012


Pessoal, a pedido do Márcio, voluntário na Cidade da Fraternidade e coordenador do projeto Transformar.org venho compartilhar as informações sobre o projeto que vem acontecendo ao longo de 2012.
Ao final coloco algumas fotos na ocasião da minha visita em Maio, na qual pude acompanhar algumas ações em companhia da professora co-responsável pelo projeto da UnB e do pessoal do Sementes do Cerrado, ambas instituições parceiras do projeto.

Atualmente são 24 alunos do EHC matriculados no projeto, alguns inclusive já atuando como assistentes de monitor em outras cidades articulando outros projetos.

1)   Agricultura Biodinâmica;
Segundo os especialistas, as pessoas que trabalhão no campo devem manter uma relação espiritual/ ética com a terra, com as plantas, os animais, e com os seres humanos, Nas propriedades deve haver uma integração de todos os elementos agrícolas, como horta, fitoterápicos, fruticulturas, pastos e outras culturas permanentes, agro-floresras, florestas, mananciais hídricos, (Nascentes,veredas, várzeas, rios) para manter a fertilidade e a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos (equilíbrio).
Na agricultura biodinâmica não se usam adubos nitrogenados, pesticidas sintéticos, herbicidas, hormônios de crescimento. A ração para os animais é produzida no próprio local e a quantidade de animais mantidos é definida de acordo com a capacidade natural da área ocupada.

 “DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTAVEL”.

2)   Metodologia:
Será aplicada a pedagogia ‘WORDOF’, nela o ser humano é apreendido em seu aspecto físico, anímico (pisicoemocional) e espiritual, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da mente, e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir, e o querer.
O ensino teórico é sempre acompanhado pelo pratico, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), de acordo com a idade dos estudantes.

3)   Resumo:
O projeto tem como objetivo central conhecer em detalhes o assentamento Sílvio Rodrigues a partir de seus habitantes, a fim de criar projetos de intervenção, liderados pelos jovens da própria comunidade. Para isso, investiu em 2011 na formação de 19 jovens em agro ecologia e desenvolvimento comunitário sustentável (UnB), Capacitação em identificação, coleta e produção de mudas (Rede de Sementes do Cerrado), Capacitação em Agro Floresta (Ernest Ghoth/ Instituto OCA Brasil)  utilizando ferramentas de construção coletiva de diagnósticos e planos de ação. Em 2012, esses jovens passam a propor ações e estratégias para seus lotes que possibilitem a produção e geração de sustentabilidade, utilizando conhecimentos adquiridos ao longo da formação realizada em 2011.

4)   Carga horária e periodicidade;
08 horas semanais.

5)   Objetivos;
Geral: Criação e desenvolvimento de projetos nas propriedades dos alunos do curso, de acordo com a demanda de cada família, condições ambientais e vocações.
Específicos:
Identificar necessidades e interesses de cada participante em implantar projetos de produção e infra-estrutura em suas propriedades.
Caracterizar as diversas fito fisionomias do cerrado no Assentamento e o estado de conservação do bioma e de APPs/ RLs.
Pesquisar materiais e métodos para o desenvolvimento dos projetos de interesse.
Trabalhar de forma cooperativa na implantação dos projetos.

6)   Descrição (procedimentos, metodologia etc.);
O conjunto de alunos será dividido em grupos temáticos, de acordo com o interesse e vocação  de cada um, para desenvolver pesquisas e propor atividades práticas que são compartilhadas com os demais grupos. Todos participam da implantação dos projetos propostos nas propriedades de cada estudante.
O trabalho cooperativo, a troca de conhecimentos, a autonomia e a solidariedade são à base deste trabalho, que levará à próxima etapa: a organização comunitária para comércio e desenvolvimento mais amplo do assentamento.

Grupos temáticos:
 Viveiro, Água/ saneamento e Coleta e Beneficiamento de Sementes.

a)     Grupo Viveiro - pesquisa e levantamento de materiais (alternativos) necessários e mais adequados, escolha das áreas nas propriedades dos interessados e orientação na montagem da estufa e viveiro.
b)     Grupo Águas - pesquisa de formas alternativas para acesso à água, considerando que a maioria não tem luz. Montagem e teste de bomba d´água (carneiro) sem uso de energia e buscar novos meios de captação, além de estudar a situação dos diversos lotes que ainda não têm acesso à água. Este grupo foi subdividido, para realizar estudos sobre saúde e saneamento, realizando pesquisas sobre biofossas e tratamento de água, que garantam o aproveitamento das águas cinzas e marrons para SAFs (Segurança Alimentar Familiar).
c)     Grupo Coleta e Beneficiamento de Sementes - pesquisa técnica sobre o tema e busca de sementes nas ACS (área de coleta de sementes) e região. Levantamento de interesses da comunidade por espécies a serem plantadas.                                   
 Criação de um banco de sementes certificadas e rastreadas pelo MAPA (Ministério Agricultura e pecuária).

Em etapa seguinte, será formado novo grupo que vai pesquisar e atuar sobre a recuperação de áreas degradadas, com apoio do CRAD/UnB (Centro de Recuperação de Áreas Degradadas).
Novas temáticas vão surgir ao longo do trabalho conforme vão sendo identificadas demandas.
Estudos sobre meio ambiente e alimentação (segurança e soberania alimentar) são transversais a todo o trabalho, incluindo trabalhos de campo e oficinas de alimentação, além de trabalho sistemático sobre os dados socioeconômicos e de produção gerados em 2011, como forma de aprofundar os conhecimentos sobre o Assentamento.
Utilização de geoprocessamento para identificação de estado de conservação do Cerrado, de APPs e das Reservas Legais.
Além da carga horária prevista para as atividades regulares, ao longo do ano, os estudantes participam de visitas técnicas a instituições públicas e privadas tais como; EMBRAPA viveiros, Instituto Oca Brasil, Rede de Sementes do Cerrado, Agro Brasília e propriedades que desenvolvam experiências exemplares nas áreas de interesse), alem de palestrantes tais como Dra. Clara Brandão (Ministério da Saúde), Fernando Ambrosio (ICMBio) entre outros.
A etapa final versará sobre relações comunitárias e economia solidária, a fim de formar grupo que se dedique a pesquisar e trabalhar pela organização da produção e comércio.

7)   Resultados esperados;
Pelo menos 19 projetos implantados e funcionando.
Criação de um grupo para organizar produção e viabilizar comércio.

8)   Cronograma Previsto;


Atividade
Data
Carga Horária
Levantamento de demandas, definição de grupos e projetos iniciais  elaboração do plano de trabalho
Março e abril
24 horas
Pesquisa, planejamento e implantação de projetos organizados pelos grupos de viveiro, água e sementes
Abril a Junho
24 horas
Estudos ambientais e sobre alimentação/segurança alimentar. Continuidade do levantamento sobre produção iniciado em 2011.
Maio e Junho
12 horas
Pesquisa, planejamento e implantação de projetos organizados pelo grupo de sementes e continuidade dos projetos dos demais grupos.
Agosto e Setembro
12 horas
Estudos ambientais e sobre alimentação/segurança alimentar.
Agosto e Setembro
12 horas
Pesquisa, planejamento e implantação de projetos organizados pelos grupos já definidos, ou por novos grupos temáticos.
Outubro e Novembro
12 horas
Estudos sobre relações comunitárias e propostas de criação de grupo para estudos sobre comércio e economia solidária.
Outubro e Novembro
12 horas






“Se você tem metas para 1 ano,
Plante arroz.
Se você tem metas para 10 anos,
Plante uma arvore.
Se você tem metas para 100 anos,
Então eduque uma criança.
Se você tem metas para 1000 anos,
Então preserve o meio ambiente”.
Confúcio



“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores,
Se não houver flores, valeu a sombra das folhas,
Se não houver folhas, valeu a intenção das sementes.”
Henfil


Um comentário:

  1. Que projeto bacana!!!!

    Iniciativa incrível.... A organização e descrição do projeto já nos evidencia a grandeza das ações que estão ocorrendo lá por aquelas terras queridas!!!!

    Quero conhecer pessoalmente também... Quem sabe, em breve! Mesmo de longe, vamos vibrando por esse projeto e tantas iniciativas bacanas que estão ocorrendo na Cifrater!!!

    ResponderExcluir